A teoria da velhice do Restelo é antiga e com ela não teríamos descoberto para além do Bojador. Porém, hoje, temos estudos para todos os gostos e, principalmente, para cada orientação política.
Adoraria que antes de se falar sobre processos digitais e a sua diabolização, como ainda, recentemente, o professor Sugatra Mitra reiterou, se conhecessem melhor que práticas são estas com uso digital, imaginando que o que se faz com o digital ou sem ele é sempre uma ação pedagógica. Ou seja, os erros com digital podem e, muitas vezes, são os mesmos que já acontecem sem digital. O problema está na ação pedagógica, desconhecimento da realidade e nos receios. A salientar que o digital não é a panaceia, e não pode ser utilizado, sejam manuais digitais ou outros, 'apenas' no seu modelo de substituição como única solução. Mas não perceber o seu potencial e acima de tudo os resultados que crianças em todo o mundo têm demonstrado no seu desenvolvimento académico por meio de interação pedagógica diferenciada, que inclui, naturalmente, modelos com utilização digital, também é absurdo!
Ah! Já agora, estudo feito por alguém, também refere que crianças que apenas comem cenouras de hora em hora, estão a ficar com os olhos mais bonitos, mas quando saltam parecem coelhos!
E eu, que sempre pensei que era benéfico comer cenouras, mas ninguém me falou no exagero!
Bom senso! Bom senso!