- - Investimento na valorização dos professores
- - Investimento nos processos de formação e desenvolvimento profissional ao longo da vida, com uma melhor qualificação pedagógica na formação contínua e repensar os modelos de formação existentes
- - Investimento e reformulação da formação inicial de professores
- - Repensar o processo de avaliação docente, na necessidade de valorizar os docentes que levam a profissão a um estádio de eficiência e valor mais alto e mais longe
- - Realizar aferições internas (como é que não se poderiam não fazer?) e não uma avaliação classificativa de aprendizagens, personalizada a cada contexto
- - Desenvolver planos personalizados de ação, em que se definam os conteúdos ou os conceitos estruturantes de aprendizagem em cada área disciplinar
- - Encurtar os currículos obesos, pensando sempre em competências de aprendizagem
- - Apostar nos apoios educativos, criando a figura dos mentores e tutores, que podem assumir par pedagógico com os titulares de turma, para criar um guia personalizado para o aluno com base no diagnóstico anterior
- - Reduzir os alunos por turma, neste momento as turmas têm demasiados alunos que não permitem aos professores diferenciar da melhor forma as suas estratégias, com ou sem pandemia-
- - Recusar assumir o aumento de tempos ou dias letivos, uma vez que a quantidade não é sinónimo de qualidade
- - Desburocratização da escola, pois são demasiadas as tarefas de secretaria entregues aos professores, retirando-lhes o tempo para preparar pedagogia de qualidade
- - Terminar com as turmas de multinível no 1.º ciclo do ensino básico
- - Criar experiências culturais e artísticas interligadas com literacia e numeracia (resultado da ausência de cultura e a constante desvalorização curricular das expressões)
- - Garantir espaços temporais de criatividade e ludicidade na aprendizagem (não podemos pedir a um aluno para ser criativo e não lhe garantir o máximo de experiências possíveis)
- - Modernizar as redes de internet das escolas, garantindo uma rede de internet que fortaleça os modelos híbridos de aprendizagem
- - Não podemos abandonar os percursos digitais que se fizeram até ao momento, pois agora podem ser potenciados presencialmente
- - Auscultar os verdadeiros pedagogos (professores) para um desenvolvimento efetivo de escola
segunda-feira, 5 de abril de 2021
Em busca das aprendizagens perdidas
Olhares Pedagógicos sobre... avaliação
É preciso tomar consciência do trabalho realizado durante o 2. Período ou abandonar as dúvidas sobre a avaliação online.
Crónica de sexta-feira, 2 abril 2021, no Jornal Maia Hoje. "Olhares Pedagógicos sobre... avaliação"
sábado, 3 de abril de 2021
Comunicado GEG SUPERTABi Portugal
No dia 12 de setembro de 2020, no V Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi, tivemos a colaboração da Google For Education e fomos convidados a criar um Grupo de Educadores Google em Portugal (GEG), conforme vários de vós puderam testemunhar em direto.
sexta-feira, 2 de abril de 2021
Dia Internacional do Livro Infantil
Hoje, celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril 2021
Descarregar em https://drive.google.com/file/d/18Hvp5mxvZls547HihlnUZ7awW2WLa_vK/view
quinta-feira, 1 de abril de 2021
Formação em Modelos Híbridos de Aprendizagem - parte II
Formação de Modelos Híbridos de Aprendizagem
Decorreram nos dias 26, 27, 29 e 30 de março, em direto da Cidade da Maia, 4 sessões de formação e inspiração sobre o tema dos "Modelos Híbridos de Aprendizagem" com utilização de um modelo pedagógico, num ecossistema tecnológico, que conta com um ActivPanel Promethean, dispositivos 1:1, a Google Workspace com o seu ambiente virtual em conexão com o ambiente físico.
Esta foi uma sessão que contou com a colaboração do GEG SUPERTABi Portugal - o Grupo de Educadores Google SUPERTABi, em Portugal.
Foram cerca de 400 professores, que em 4 dias se juntaram interativamente numa aprendizagem em rede.
Obrigado pela vossa participação.
#GoogleForEducation
MAKE it Pedagogical
Learn Promethean
Global GEG
segunda-feira, 22 de março de 2021
Dia Mundial da Água
O GEG Portugal celebra o Dia Mundial da Água.
Algumas sugestões de atividades:
domingo, 21 de março de 2021
Dia da Árvore
O GEG PORTUGAL comemora o Dia Mundial da Árvore.
Prontos para os desafios?
segunda-feira, 8 de março de 2021
Google Chrome Music Lab
domingo, 7 de março de 2021
Dia Internacional da Mulher - GEG Portugal
O GEG PORTUGAL comemora o Dia Internacional da Mulher, com o reconhecimento de 20 mulheres importantes que marcaram a história e nem sempre foram reconhecidas… mas pretendemos que seja apenas uma forma de que quem nos leia apresente outros nomes e assim, juntos, em comunidade, possamos valorizar o papel da mulher na sociedade!
Comemoramos o Dia Internacional da Mulher, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1975.
Que nome acrescentaria a esta lista?
Mais vistas
-
Algumas sugestões para uma netiqueta para alunos, relembrando que esta não é, de todo, a única forma de estabelecer aprendizagens com os alu...
-
A Google For Education junto com os autores Daiane Grassi e Eduardo Isaia Filho lançou um guia com 15 atividades para a aprendizagem a dist...
-
O Covid-19 espalha-se pelo ar, especialmente em ambientes fechados. Não é tão infeccioso quanto o sarampo, mas os cientistas já reconhecem a...
-
Estamos numa época em que a falta de professores já era uma realidade em muitas regiões do nosso país, e se analisarmos por áreas disciplina...
-
A excelente presença e interação do professor e músico Luís Pedro Madeira. Com um conjunto de vídeo-aulas... disponíveis online no seu cana...
