segunda-feira, 5 de abril de 2021

Em busca das aprendizagens perdidas

Não sei se será mais uma sequela do Indiana Jones ou a demanda dos Cruzados na época medieval... mas, voltamos a sentir nesta altura um ligeiro sentimento a filme já antes visto... "Em busca das aprendizagens perdidas".

"Voltar à escola física, neste 3.º período, resultará, em muitas salas de aula, na enorme ansiedade de se fazerem testes de avaliação no sentido de validar o que não se acredita como válido no online, mesmo reconhecendo todo o esforço tido durante o mesmo. (...) Assim, falar em recuperação de aprendizagens é falar na desvalorização de todo o trabalho realizado por alunos, professores e famílias, e repetirmos a mesma ideia pelo segundo ano letivo consecutivo."

Pois recuperar as aprendizagens é repensar a Escola na sua estrutura, como por exemplo:
  1. - Investimento na valorização dos professores
  2. - Investimento nos processos de formação e desenvolvimento profissional ao longo da vida, com uma melhor qualificação pedagógica na formação contínua e repensar os modelos de formação existentes
  3. - Investimento e reformulação da formação inicial de professores
  4. - Repensar o processo de avaliação docente, na necessidade de valorizar os docentes que levam a profissão a um estádio de eficiência e valor mais alto e mais longe
  5. - Realizar aferições internas (como é que não se poderiam não fazer?) e não uma avaliação classificativa de aprendizagens, personalizada a cada contexto
  6. - Desenvolver planos personalizados de ação, em que se definam os conteúdos ou os conceitos estruturantes de aprendizagem em cada área disciplinar
  7. - Encurtar os currículos obesos, pensando sempre em competências de aprendizagem
  8. - Apostar nos apoios educativos, criando a figura dos mentores e tutores, que podem assumir par pedagógico com os titulares de turma, para criar um guia personalizado para o aluno com base no diagnóstico anterior
  9. - Reduzir os alunos por turma, neste momento as turmas têm demasiados alunos que não permitem aos professores diferenciar da melhor forma as suas estratégias, com ou sem pandemia-
  10. - Recusar assumir o aumento de tempos ou dias letivos, uma vez que a quantidade não é sinónimo de qualidade
  11. - Desburocratização da escola, pois são demasiadas as tarefas de secretaria entregues aos professores, retirando-lhes o tempo para preparar pedagogia de qualidade
  12. - Terminar com as turmas de multinível no 1.º ciclo do ensino básico
  13. - Criar experiências culturais e artísticas interligadas com literacia e numeracia (resultado da ausência de cultura e a constante desvalorização curricular das expressões)
  14. - Garantir espaços temporais de criatividade e ludicidade na aprendizagem (não podemos pedir a um aluno para ser criativo e não lhe garantir o máximo de experiências possíveis)
  15. - Modernizar as redes de internet das escolas, garantindo uma rede de internet que fortaleça os modelos híbridos de aprendizagem
  16. - Não podemos abandonar os percursos digitais que se fizeram até ao momento, pois agora podem ser potenciados presencialmente
  17. - Auscultar os verdadeiros pedagogos (professores) para um desenvolvimento efetivo de escola




Olhares Pedagógicos sobre... avaliação

É preciso tomar consciência do trabalho realizado durante o 2. Período ou abandonar as dúvidas sobre a avaliação online.

Crónica de sexta-feira, 2 abril 2021, no Jornal Maia Hoje. "Olhares Pedagógicos sobre... avaliação"


 Pode ser uma imagem de Marco Bento e texto que diz "10 Olhares Pedagógicos sobre... Avaliação BENTO alica D outu das «gualau risco Investi quem mente www.marcobento.com"

sábado, 3 de abril de 2021

Comunicado GEG SUPERTABi Portugal

No dia 12 de setembro de 2020, no V Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi, tivemos a colaboração da Google For Education e fomos convidados a criar um Grupo de Educadores Google em Portugal (GEG), conforme vários de vós puderam testemunhar em direto.

Foi com enorme honra que aceitámos o convite e desde essa data temos vindo a encetar o desenho e formulação desta comunidade, com a proposta de atividades, apoios e suporte aos professores portugueses. Construímos uma equipa nuclear e articulámos com vários outros colegas portugueses e outros GEG Internacionais para sistematizarmos a nossa ação e assim partilharmos e aprendermos uns com os outros.
Abraçámos este novo projeto com o objetivo de criar e dinamizar um espaço de reflexão aberto e unificado com a prática pedagógica dos professores portugueses, suportada por metodologias ativas e comunicação na nuvem. Para tal, criámos o nosso website e a nossa presença nas redes sociais. Foi extremamente válido, para nós, o reconhecimento por parte da Google For Education, da qualidade da comunidade prática e da rede de professores SUPERTABi, agora com o apoio e suporte oficial por parte da Google.
Além disso, toda a equipa, Leader e Co-Leaders desta comunidade GEG SUPERTABi Portugal está ligada à 1.ª e única Reference School Google For Education, em Portugal, o Colégio Santa Eulália.
A nossa visão tem o compromisso, não só pelo uso de ferramentas digitais, mas, sobretudo, pelo desafio pedagógico do uso das mesmas em ambientes físicos e virtuais.

A equipa GEG SUPERTABi Portugal

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Formação em Modelos Híbridos de Aprendizagem - parte II

Para toda a comunidade de interessados, decorrerá na próxima semana, nos dias 6, 8 e 9 de abril, às 18 horas e no dia 10 de abril, às 10h, a segunda parte da formação sobre modelos híbridos de aprendizagem.
Se tiverem o interesse em participar, podem manifestar esse mesmo interesse através da comunidade GEG SUPERTABi Portugal, em 

Marquem na AGENDA e selecionem uma das seguintes datas:

6 de abril 18h

8 de abril 18h

9 de abril 18h

10 de abril 10h





Formação de Modelos Híbridos de Aprendizagem

Decorreram nos dias 26, 27, 29 e 30 de março, em direto da Cidade da Maia, 4 sessões de formação e inspiração sobre o tema dos "Modelos Híbridos de Aprendizagem" com utilização de um modelo pedagógico, num ecossistema tecnológico, que conta com um ActivPanel Promethean, dispositivos 1:1, a Google Workspace com o seu ambiente virtual em conexão com o ambiente físico.

Esta foi uma sessão que contou com a colaboração do GEG SUPERTABi Portugal - o Grupo de Educadores Google SUPERTABi, em Portugal.

Foram cerca de 400 professores, que em 4 dias se juntaram interativamente numa aprendizagem em rede.

Obrigado pela vossa participação.

www,gegsupertabiportugal.com

#GoogleForEducation 

MAKE it Pedagogical

Learn Promethean

Global GEG

Pode ser uma imagem ao estilo de animação de 61 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "GEG SUPERTABi Portugal Obrigado pela presença aos mais de 100 professores que estiveram na sessão de hoje 2"

Pode ser uma imagem de em pé e interiores

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé e interiores

Pode ser uma imagem de José Alberto Lencastre, em pé e interiores

Pode ser uma imagem de 39 pessoas, pessoas em pé e texto

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé, ecrã e interiores

Pode ser um desenho animado de 34 pessoas, pessoas em pé, óculos graduados e texto

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e interiores


Pode ser uma imagem de 28 pessoas, pessoas em pé e texto


segunda-feira, 8 de março de 2021

Google Chrome Music Lab

Google Chrome Music Lab


Vamos lá experimentar esta ferramenta da Google Music Lab, que pode ser articulada com tantos exemplos e experiências dinâmicas e interdisciplinares.
Fica a sugestão do Chrome Music Lab - Kandinsky (chromeexperiments.com) e assim ilustrar como Kandinsky fazia a ligação da arte abstrata com a música.

São imensas as experiências possíveis e podemos articular com outras disciplinas, como por exemplo com a Arte, usando o exemplo 


What is Chrome Music Lab?
Chrome Music Lab is a website that makes learning music more accessible through fun, hands-on experiments.

What can it be used for?
Many teachers have been using Chrome Music Lab as a tool in their classrooms to explore music and its connections to science, math, art, and more. They’ve been combining it with dance and live instruments. Here’s a collection of some uses we’ve found on Twitter.

Can I use it to make my own songs?
Yes. Check out the Song Maker experiment, which lets you make and share your own songs.

Do I need to make an account?
Nope. Just open any experiment and start playing.

How were these built?
All our experiments are all built with freely accessible web technology such as Web Audio API, WebMIDI, Tone.js, and more. These tools make it easier for coders to build new interactive music experiences. You can get the open-source code to lots of these experiments here on Github.

What devices do these work on?
You can play with these experiments across devices – phones, tablets, laptops – just by opening the site on a web browser such as Chrome.

What's next for Chrome Music Lab?
We always get inspired by new, unexpected ways that people use these experiments. If you’d like to share something with us, post it with #chromemusiclab or drop us a line.

domingo, 7 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher - GEG Portugal

O GEG PORTUGAL comemora o Dia Internacional da Mulher, com o reconhecimento de 20 mulheres importantes que marcaram a história e nem sempre foram reconhecidas… mas pretendemos que seja apenas uma forma de que quem nos leia apresente outros nomes e assim, juntos, em comunidade, possamos valorizar o papel da mulher na sociedade!

Comemoramos o Dia Internacional da Mulher, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1975.

Que nome acrescentaria a esta lista?




























Mais vistas