sexta-feira, 3 de julho de 2020

A bolha "Actimel" da Escola Presencial

Ideias interessantes da nova Escola do Futuro...



A vontade de voltar às aulas presenciais é muita, certo? Concordo!
Mas vamos voltar às aulas presenciais, porque estamos tão cansados do pseudo Ensino Online? Na realidade, a primeira tomada de consciência deve e terá de acontecer, percebendo que nestes meses de imenso trabalho, de trabalho real e efetivo, que se traduziu em imensas horas de dedicação de muitos professores a um trabalho online, MAS, que não é o Ensino Online. Por isso, é com razão que poderão referir que não foi o melhor, mas o possível! Por outro lado, um Ensino verdadeiramente Híbrido é possível, mas não imaginem o que fizeram entre março e junho de 2020.
Por outro lado, somam-se imagens e contextos de algumas escolas portuguesas com espaços e palermices somadas... são os chapéus helicóptero, com alunos na expetativa de "vazar" um olho ao colega colaborativamente... são as salas de aula com acrílicos e separadores de secretária, que mais parecem um call center, um estabelecimento prisional em que cada aluno aguarda a sua visita, salas com separação de mesas e cadeiras e todas dispostas como se a viagem tivesse apenas um único sentido... o de não colaborar, cooperar, validando um tipo de ensino subjacente à memorização e modelo tradicional em que o professor é visto como um transmissor... e nesse caso... que venham os robôs!
Como adoramos importar asneiras... facilito e pergunto se as escolas não querem adotar as barras anti miopia chinesas, os recreios da prisão de Alcatraz... a simulação dos astronautas da estação espacial ou simplesmente as novas fardas das escolas mundiais... a famosa bolha "Actimel", que nos protege de forma segura tão eficientemente...
A tal escola presencial faz falta? Claro que sim, mas acima de tudo pela socialização e interação que dela necessitamos... pelo contributo que esta fornece ao desenvolvimento das competências hard, e sobretudo das soft... por potenciar a colaboração, a cooperação, a amizade, enfim... algo que nos faz sentir humanos!
Temos neste momento tantos resistentes à escola que aconteceu (porque aconteceu - melhor ou pior - mas aconteceu) neste 3.º Período, que gostaria de perceber se são estas ideias que preferem para uma escola de envolvimento, interativa e de índole humanista! A segurança é muito importante, não se pode negar... mas temos outros formatos e outras formas de potenciar a escola no presencial em época de covid!
Se a escola presencial for a bolha "Actimel", prefiro continuar num iogurte de pedaços... sempre fica menos absurdo! 







Sem comentários:

Publicar um comentário

Mais vistas