quinta-feira, 4 de março de 2021

Que "Escola"?

A "Escola" está parada? Não

A "Escola" que estamos a viver é diferente? Sim 

Queremos regressar à "Escola" presencial física e geográfica? Sim 

Mas a que "Escola" queremos voltar?

Que plano de ação estratégico existe para a "Escola"?

Vamos digitalizar a "Escola"?

Esta "Escola" que queremos é manter um sistema a funcionar, mas com uso digital?

A "Escola" que entendemos é a mesma com ferramentas diferentes?

Não existe um planeamento para uma "Escola" que mudou na forma de ser e de estar, mas que "nós" ainda não percebemos a mudança de paradigma que estamos a viver na sociedade... e naturalmente, na Educação...

A ânsia de voltar a uma "Escola", que pode (será?) até ser digital, mas que colocará alunos mais afastados que a própria distância digital, uma "Escola" cujo pensamento permanece ultrapassado, uma "Escola" que precisa urgentemente de um consenso nacional de planeamento que possa ser diversificado nos seus contextos, uma "Escola" que perceba que não podemos voltar à "mesma Escola", onde todos esperamos os mesmos resultados "dessa"!

Assim, mesmo no presencial, queremos "cadeiras vazias"? Não

A Escola é um investimento e não um custo, qualquer país, qualquer sistema político precisa compreender que o seu desenvolvimento vê-se pela "Escola" que tem, pela "Escola" que quer... enquanto cidadão exijo e quero contribuir para uma "Escola" pensada e planeada, onde cada ideia conta para o seu desenho, o seu plano... porque em quinze dias... fica tão curto!







Sem comentários:

Publicar um comentário

Mais vistas