Esta crónica foi escrita tendo em conta a discussão sobre o SQUID GAME, mas pode ser lida na mesma linha da atual problemática lançada num texto do Diário de Notícias sobre o facto de existirem crianças portuguesas que só falam 'brasileiro" e muito devido aos vídeos do youtube!
Voltamos a questionar, que conteúdos as crianças veem? Ou podem ver? Mas, neste caso, e parece-me, bem mais importante, é que não se faz referência ao conforto que os adultos sentem enquanto as crianças estão ocupadas a ver vídeos no youtube! Em algumas circunstâncias têm sido autênticos babysitters. Quanta estimulação é feita às atuais crianças, com conversas, debates e questões? Quantas experiências linguísticas e culturais promovemos junto das nossas crianças? Que cultura lhes é estimulada? Quantos recursos existem de enorme qualidade, mas tendemos a usar o é fácil?
Tal como os filmes do Chucky e o Pesadelo de Elm Street numa determinada geração não tiveram a influência degenerativa... ou o debate sobre os videojogos "Grand theft auto", também agora, somos de gerações e gerações de novelas brasileiras da Globo, inclusive quantos de nós não tiveram professores de nacionalidade brasileira, ou quanta música brasileira ouvimos... e isso foi ou é um problema? Não! E não pode ser, a língua portuguesa, até considerando o atual acordo ortográfico, felizmente, é um idioma vivo e que evolui ou ainda estamos a falar Galaico-Português?
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