segunda-feira, 18 de abril de 2022

DuckDuckGo apagou os resultados das pesquisas dos sites dedicados à pirataria

DuckDuckGo apagou os resultados das pesquisas dos sites dedicados à pirataria


Sendo uma alternativa ao Google e ao Bing, o DuckDuckGo tem estado a ser avaliado e monitorizado de forma ativa. Este motor de pesquisa foca-se na privacidade e na proteção dos utilizadores e dos seus dados.
Esta aura parece agora estar a ser testada, com uma decisão importante que foi tomada. O DuckDuckGo começou a apagar resultados dos sites dedicados à pirataria, arrastando consigo alguns que receberam recentemente o aval para poderem funcionar na Internet.
É normal que de forma periódica os sites dedicados à pirataria sejam banidos dos motores de pesquisa da Internet. Este cenário é visto na proposta da Google e da Microsoft, de forma a cumprirem ordens do tribunal e evitarem problemas legais.
O mais recente a seguir este caminho foi o DuckDuckGo, que eliminou dos seus registos muitos dos sites dedicados à pirataria. Ao contrário da concorrência, que os releva para o final dos resultados, a decisão aqui foi eliminar de forma completa.
O resultado pode ser visto de imediato ao pesquisar no DuckDuckGo, por exemplo, pelo conhecido Pirate Bay. A juntar a este conhecido site estão outros, de igual peso. Assim, os pesquisar por 337x ou Fmovies o resultado irá ser o mesmo, ou seja, sem registos.
Curiosamente, esta decisão parece ter sido levada mais longe e está a barrar outros sites. Ao pesquisar pelo conhecido site Youtube-dl, dedicado a descarregar vídeos do YouTube, o resultado é o mesmo. Este foi autorizado a funcionar e não viola qualquer regra de direitos de autor.
Apesar de se julgar que este processo fosse focado em ordens de tribunal, associado a processos contra sites piratas, a verdade por ser diferente. Por norma estes focam-se em links específicos e não nos domínios completos como se está a ver agora neste passo do DuckDuckGo.




Até agora não existe uma posição tomada pelo motor de pesquisa. A DuckDuckGo parece estar a antecipar problemas e por isso resolveu tomar estas medidas, para assim estar protegida contra qualquer ação em que seja incluída por permitir a partilha de links de sites dedicados à pirataria.

Use em:


domingo, 10 de abril de 2022

Cartazes Prevenção das Dependências online de Crianças e Jovens

A Direção-Geral da Educação acaba de lançar, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, a 3.ª Campanha de Pacotes de Açúcar, com o apoio da Delta Cafés.

São nove as situações apresentadas sobre a prevenção das dependências online de crianças e jovens. Esta campanha nacional, que contém imagens da autoria do ilustrador Nelson Martins, segue a linha gráfica da campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

A campanha de pacotes de açúcar, dirigida a pais/encarregados de educação, a todos os agentes educativos e a todas as famílias tem a colaboração do Professor Daniel Sampaio, da Professora Ivone Patrão e o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança.



















https://www.seguranet.pt/sites/default/files/202106225-seguranet-tec-ferias-v5.pdf

https://www.seguranet.pt/pt/recomendacoes-para-o-uso-saudavel-da-tecnologia-nas-ferias


Livro ZigZaga na Net

Livro ZigZaga na Net, inspirado nas histórias da 1.ª temporada do podcast ZigZaga na Net, e que  foi desenvolvido numa parceria entre o Centro Internet Segura  (Centro Nacional de Cibersegurança) e SeguraNet (DGE) — Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura — e a Rádio ZigZag (RTP).

Dividido em 30 episódios, que contam 30 pequenas histórias, o livro é um contributo para o desenvolvimento da literacia digital dos mais novos - crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Ao longo do texto, adaptado a partir do original de Fátima Éffe, Benjamim e os seus amigos, acompanhados do PISCA e da INES, ajudam a fazer navegações mais seguras, dão informações úteis e esclarecem dúvidas sobre o desafiante mundo digital.



ZigZaga na Net

O Livro descarregue em:

https://www.academia.edu/76030244/ZigZaga_na_Net 


Episódios ouça em:

https://www.rtp.pt/play/zigzag/p5444/zigzaga-na-net

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Recursos Ucraniano / Português / Ucraniano

Para ajudar os ucranianos que chegam a Portugal a página RTP Ensina tem disponível desde esta quinta-feira um breve dicionário com algumas das palavras mais úteis e práticas para quem chega ao país.
O coordenador do RTP Ensina, João Barreiros, explica o objetivo deste recurso serve não só para alunos ucranianos que estão já no sistema de ensino, mas também para os alunos portugueses que queiram comunicar ou aprender algumas palavras desta língua.




Outra possibilidade é o usar o Google Lens - Traduzir no contexto.
Por exemplo:
  1. Faça o download do Google Lens na Play Store – alguns smartphones já contam com o app instalada de fábrica – ou descarregue a app “Google” no iPhone;
  2. Abra a aplicação do Lens no Android (ou o app “Google”, no iOS, e depois clique no ícone do Lens na barra de pesquisa);
  3. No Google Lens, selecione o modo “Traduzir”;
  4. Aponte para um texto impresso em qualquer suporte e aguarde o reconhecimento no idioma pretendido (exemplo português para ucraniano ou ucraniano para português);




Mais vistas