segunda-feira, 18 de abril de 2022

DuckDuckGo apagou os resultados das pesquisas dos sites dedicados à pirataria

DuckDuckGo apagou os resultados das pesquisas dos sites dedicados à pirataria


Sendo uma alternativa ao Google e ao Bing, o DuckDuckGo tem estado a ser avaliado e monitorizado de forma ativa. Este motor de pesquisa foca-se na privacidade e na proteção dos utilizadores e dos seus dados.
Esta aura parece agora estar a ser testada, com uma decisão importante que foi tomada. O DuckDuckGo começou a apagar resultados dos sites dedicados à pirataria, arrastando consigo alguns que receberam recentemente o aval para poderem funcionar na Internet.
É normal que de forma periódica os sites dedicados à pirataria sejam banidos dos motores de pesquisa da Internet. Este cenário é visto na proposta da Google e da Microsoft, de forma a cumprirem ordens do tribunal e evitarem problemas legais.
O mais recente a seguir este caminho foi o DuckDuckGo, que eliminou dos seus registos muitos dos sites dedicados à pirataria. Ao contrário da concorrência, que os releva para o final dos resultados, a decisão aqui foi eliminar de forma completa.
O resultado pode ser visto de imediato ao pesquisar no DuckDuckGo, por exemplo, pelo conhecido Pirate Bay. A juntar a este conhecido site estão outros, de igual peso. Assim, os pesquisar por 337x ou Fmovies o resultado irá ser o mesmo, ou seja, sem registos.
Curiosamente, esta decisão parece ter sido levada mais longe e está a barrar outros sites. Ao pesquisar pelo conhecido site Youtube-dl, dedicado a descarregar vídeos do YouTube, o resultado é o mesmo. Este foi autorizado a funcionar e não viola qualquer regra de direitos de autor.
Apesar de se julgar que este processo fosse focado em ordens de tribunal, associado a processos contra sites piratas, a verdade por ser diferente. Por norma estes focam-se em links específicos e não nos domínios completos como se está a ver agora neste passo do DuckDuckGo.




Até agora não existe uma posição tomada pelo motor de pesquisa. A DuckDuckGo parece estar a antecipar problemas e por isso resolveu tomar estas medidas, para assim estar protegida contra qualquer ação em que seja incluída por permitir a partilha de links de sites dedicados à pirataria.

Use em:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais vistas