quarta-feira, 22 de março de 2023

Desafio de programação de robôs: navegação autónoma em "Pista de corridas"

A introdução da robótica educativa no currículo permite que os conceitos relacionados à programação e ao pensamento computacional se tornem tangíveis, ou seja, abandonem os espaços digitais dos computadores e passem a fazer parte do ambiente real das crianças. Este processo envolve aprender a planear, aprender a criar, pensar criticamente e resolver problemas programando objetos tangíveis como robôs. Este processo traduz-se numa aprendizagem mais profunda e significativa por meio de experiências táteis que permitem aos alunos explorarem as suas ideias e raciocínios.

Ao realizarem trabalho colaborativo (através do trabalho de pares ou de grupo), os alunos desenvolvem valências e competências relacionadas com valores, comportamentos, partilha e o saber estar pela utilização de robôs na execução das tarefas propostas. A utilização de robôs para a realização das atividades, através do “aprender fazendo”, permite um progresso visível nos conhecimentos adquiridos pelos alunos, onde a vertente lúdica que está associada, contribuiu também para a motivação e empenho na concretização dos projetos e tarefas apresentados.

A introdução da robótica educativa no currículo mostra-se assim uma experiência muito rica e válida para os alunos, onde o uso de artefatos tangíveis (robôs) associados à aprendizagem dos conteúdos do currículo, melhora as suas aprendizagens individuais e o desenvolvimento do seu pensamento computacional possibilitando que eles aprofundem os seus conhecimentos. 






Libertar a criatividade com Scratch

O Scratch é uma plataforma de programação visual que é utilizada para auxiliar a aprendizagem dos alunos, principalmente no ensino de competências STEAM. Com o Scratch, os alunos podem criar projetos interativos e aliciantes, desenvolver as suas habilidades de resolução de problemas e pensamento lógico, além de aprender conceitos fundamentais de programação de forma divertida e intuitiva. O Scratch promove a criatividade, a colaboração e a autoexpressão dos alunos, permitindo que eles desenvolvam projetos personalizados e partilhem as suas criações com outros alunos e professores. Com estas habilidades e competências, os alunos estarão melhor preparados para enfrentar os desafios do mundo digital e se tornarem criadores de tecnologia e não apenas consumidores.

@Scratch
























Imersão e interação com RA

A RA incorpora objetos virtuais no contexto físico usando a interface do ambiente real com o apoio da tecnologia. Desta forma, podemos afirmar que a RA é caracterizada por combinar o mundo real e virtual; oferecer interação em tempo real e permitir a interação com todas as capacidades físicas do ambiente (em 3D).

A utilização em Matemática da tecnologia de RA permite explorar a criatividade dos alunos e torna os seus percursos de aprendizagem mais ricos e mais profundos, pois há uma motivação intrínseca sempre presente.

Praticamente qualquer atividade realizada em espaços físicos pode ser transportada para o espaço do ambiente virtual.

A integração de tecnologias de RA na sala de aula permite expandir os planos de aula dos professores e explorar novas formas de ensinar, de aprender e de avaliar.

A app 3DBear funciona em perfeita sintonia entre o professor e os alunos. Com bibliotecas ricas em objetos 3D, oferece inúmeras possibilidades de criação de ambientes imersivos em Matemática, envolvendo os alunos e capacitando-os como criadores e editores de narrativas digitais. A RA permite que os alunos construam os seus mundos virtuais de forma colaborativa através da realização dos seus projetos.

@3DBear
















Escola Virtual, "ensinar a voar" com tecnologia!

O uso de tecnologias digitais na educação é essencial para aproximar professores e alunos, melhorando o relacionamento e a aprendizagem. Isto acontece quando o professor usa meios e plataformas tecnológicas que são conhecidas dos alunos, o que favorece o sucesso académico dos alunos.

As tecnologias digitais na educação tornaram-se indispensáveis para aperfeiçoar e melhorar a aprendizagem dos alunos e garantir a qualidade do ensino. Além de formar alunos mais competentes, promove o seu maior envolvimento no processo de aprendizagem e contribui para a excelência das escolas, fazendo com que se tornem uma referência entre pares. Ter a Escola Virtual como parceira neste ambiente de Educação 5.0 é uma mais-valia para tornar as aprendizagens dos nossos alunos mais ricas, objetivas e duradouras.

A Escola Virtual apresenta benefícios na aprendizagem dos alunos, pois oferece uma ampla variedade de recursos educativos e ferramentas digitais que ajudam a melhorar a qualidade do ensino, estimular o interesse dos alunos e aumenta o seu empenho e envolvimento nas tarefas escolares.

Escola Virtual
















Mais vistas