O ScratchJr é uma excelente ferramenta de programação para crianças do 1º ciclo do ensino básico (entre os 6 e os 9 anos de idade), especialmente porque a sua interface é bastante amigável e fortemente visual. Para crianças pequenas, é importante começar com projetos simples e deixar que elas explorem e experimentem. Devemos dar-lhes instruções claras e permitir que elas “brinquem” com a plataforma antes de iniciar projetos mais complexos.
As crianças adoram personagens e histórias familiares, devemos usar estes elementos nos projetos ScratchJr. Por exemplo, crie uma narrativa ou um jogo com personagens de desenhos animados conhecidos ou uma história sobre um animal de estimação.
Devemos ensinar conceitos básicos de programação, como loops, condicionais e variáveis, de forma lúdica e divertida. Por exemplo, mostrar como usar uma condição para fazer um personagem mover-se de uma forma específica ou como criar uma variável para contar pontos num jogo.
Promover o trabalho em grupo é uma ótima maneira de promover a colaboração e a partilha com os pares. Podemos dividir os alunos em grupos e dizer que trabalhem nos seus projetos juntos. Isto ajuda a aumentar a autoconfiança e a autoestima das crianças.
O ScratchJr é uma plataforma que permite que as crianças sejam criativas e criem projetos exclusivos. Devemos para isso, incentivá-los a pensar fora da caixa e a experimentar novas ideias.
Devemos deixas que as crianças explorem e experimentem a plataforma aos seus próprios ritmos. Incentivá-los a descobrir as respostas e soluções por conta própria, ao invés de simplesmente dar-lhes as respostas. Aprender por meio da prática é a melhor maneira de reforçar a aprendizagem.
O ScratchJr introduz os alunos ao pensamento computacional, que é a competência de resolver problemas usando habilidades de programação. Isto é importante, pois cada vez mais, existem profissões que exigem competências em tecnologia e programação.
O ScratchJr estimula a curiosidade e o interesse dos alunos pela tecnologia e programação. Além disso, ajuda a desenvolver competências como o pensamento crítico e resolução de problemas, o que pode ser aplicado nas outras áreas do saber.
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