sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

O saudosismo das leituras

Ah, o saudosismo das leituras que os nossos jovens sempre fizeram antes de terem um telemóvel... no parque, no recreio, no jardim, na paragem de autocarro, na missa, em todo e qualquer local, sempre a ler, com os seus inúmeros romances... Os Maias, As Viagens na Minha Terra, Crónicas de Jornal, Artigos de Opinião, Jornais,... tanto que se lia! Portugal tem na sua história, um país de leitores assíduos, essa enorme tradição portuguesa!

Também tenho reparado que já não se vê ninguém parado nas estradas a consultar os mapas das estradas Michelin, se calhar as pessoas deixaram de viajar ou então nascem com o mapa das estradas incorporados de nascença... GPS? Que ultraje, já nem se interpretam mapas e nem nos guiamos pela estrela Polar!!!

Será que há noção, que os que leram, continuam a ler, alguns que não leram, com o digital leem alguma coisa. A questão não está na quantidade de leitura, porque essa até aumentou, mas sim a qualidade ou, acima de tudo, a capacidade de interpretar o que se lê.

A leitura é, hoje, multimodal, convém não esquecer e, pelos vistos, em alguns casos, sabê-lo.


#ironia não vá alguém pensar que é mesmo verdade o que está escrito nesta notícia!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais vistas