sábado, 31 de outubro de 2020

Será mesmo assim? 'Geração digital': pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais"

https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513 - 'Geração digital': pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais"

Vamos lá começar a desmanchar esta notícia... ou lá vai voltar a cair em cima da Escola... outra vez... em cima do Digital e na sua diabolização... outra vez... analisemos!

Ao ler todo o texto e as conclusões do especialista, que há muito vamos sabendo pela interpretação de outros estudos, pecebemos que as causas desta situação estão claramente identificadas: “Diminuição da qualidade e quantidade das interações familiares, diminuição do tempo despendido em outras atividades enriquecedoras (trabalhos de casa, música, arte, leitura, etc.), interrupção do sono , superestimulação da atenção, subestimulação intelectual e um estilo de vida excessivamente sedentário”.

Ora, antes de se apontarem baterias à escola (fosse esta escola assim tão digital...) não têm as causas, diretamente, que ver com com atividades em contexto educativo, MAS sim, com uma não responsabilização das famílias e na falta de controlo, conhecimento e estimulação de outras atividades lúdicas e interativas, que coloquem as crianças em atividades paralelas, que não só o digital. Ou seja, denota-se que as famílias, nos seus ambientes de casa, estão sem regras e são estas que permitem uma utilização abusiva, aí sem "legislação parental"... e aí... precisamos de uma escola parental! Até porque, precisamos perceber que os adultos, pais, não ilustram da melhor forma um comportamento com o digital... sendo exemplos...

"Com um martelo podemos construir uma casa ou magoar um dedo... quem o utiliza são as pessoas..."

A diabolização do digital é sempre muito mais fácil do que as atitudes das pessoas com esse digital!

Crianças e jovens com telas

Sem comentários:

Publicar um comentário

Mais vistas