quarta-feira, 3 de junho de 2020

Chapéus há muitos!

Fomos surpreendidos (ou não) com a criatividade de dois municípios do nosso país, nomeadamente, pelas pessoas que pensam a Educação nesses municípios, ao resolveram de forma, que pensaram tão lúdica e divertida, de sugerir a colocação de chapéus de tipo hélice nas cabeças das crianças do pré-escolar, por forma a evitar o contacto social e assim, poderem manter o distanciamento entre as mesmas... saliento os termos "distanciamento" e "crianças".
A Escola e a infância são locais e fases, mais do que tudo, de um trabalho de socialização e um modo de criar momentos de partilha e conexão entre eles... afastá-los não é hipótese, quando faz parte da condição humana, faz parte da condição de ser criança (felizmente muito mantém essa condição a vida toda). A proximidade e o contacto com o outro através da emoção são algo de natural e que nos valoriza enquanto seres humanos... pelo que tentar fazê-lo com uma pá de hélice a bater na testa, deve ser mesmo desagradável... e assim consegue-se o objetivo de criar distância... A mim parece-me que o conceito de Educação à Distância está a ser levado demasiado à letra, como que uma tradução literal de um conceito pedagógico Made in China!
O que me apraz questionar, é se não estamos a muito breve termo, iniciar outros tipos de categorização dos alunos e o regresso a outros tipos de "chapéus" e a outros tipos de estigmatização, não surgirão? Na realidade, terá sido, certamente, muitíssimo divertido cada criança com aspeto de um helicóptero e pronto a levantar voo... para desaparecer daquele espaço... para os próprios, infelizmente, não têm a noção que são uma espécie de mobile (não de learning) de exposição de trabalhos, pois só precisam de pendurar nas pás os seus trabalhos e assim comunicarem com os outros... à distância de 1,20m!
Quanto à suposta criatividade... lá vamos nós continuar a importar as ideias "maravilhosas" do famoso regime democrático da China, uma vez que essas imagens circularam pelas redes sociais de forma incessante durante o tempo do regresso às aulas dos alunos do gigante asiático...
Porém, se é assim que se pensa a Educação em Portugal, estamos mal... porque olhamos para uma coisa "gira" (neste caso, gira e quase que voam) e aplicamos no sistema educativo, baseados em grandes investigações e teorias sobre a infância... no caso, o facebook! Bravo! Um aplauso para os pelouros da Educação e para todos os profissionais de Educação que apoiam esta prática e outras que provém de anos e anos de investigação científica e teorias de aprendizagem facebookiana, do grande pedagogo Zuckenbergvsky ... 
Quando os professores apelam à pesquisa de informações fidedignas e a identificar fontes credíveis... somos brindados com estes excelentes exemplos!
Não posso deixar de dar outras sugestões, de outros chapéus igualmente bonitos... o regresso do chapéu de "burro" (perdão ao animal, que não tem culpa), num canto da sala, uma vez que também apela bastante ao isolamento social... embora cada sala tenha 4 cantos, podem isolar-se à vez! Outra sugestão são os acrílicos em cada mesa, até vão treinando para os guichés de uma repartição de finanças... Ou ainda os chapéus de Sol, já que não haverá tempo nas praias para todos... cada um montava uma chapéu de sol e estava na sua área de trabalho, até com a vantagem de poder vir para a rua e estar ao ar livre em segurança!















 

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