domingo, 31 de janeiro de 2021

A metamorfose dos professores


Hoje, mais que nunca, o ensino híbrido faz parte do léxico vocabular de qualquer professor. Mas, ensinar online, não é o mesmo que ensino presencial. Os professores não podem simplesmente fazerem um “scan” do presencial e colocarem numa qualquer plataforma de gestão de aprendizagens. denominando isto por “ensinar online”. Não é por “teletransportarem” os alunos para uma videoconferência, continuando a utilizar tempos como se fossem aulas presenciais que o processo de ensino e aprendizagem será eficaz e produtivo, muito pelo contrário, ensinar online tem particularidades quanto aos tempos e dimensão dos recursos que os alunos têm capacidade de atender, se concentrarem e consequentemente motivarem e empenharem na consecução dos mesmos. Nos dias que correm, a “sala de aula” deixou de ser meramente as quatro paredes a que nos habituamos, com um quadro (não importa de que tipo) à frente dos alunos e todos eles dispostos em filas como um “autocarro”. Hoje, não ensinamos aos alunos o que eles podem aprender por si, o acesso à informação está disponível para eles a qualquer hora e em qualquer lugar. O professor deixou de ser a principal fonte de informação, o transmissor dos saberes para hoje se reinventar num novo papel, no papel de orientador das aprendizagens dos seus alunos. Os alunos e professores têm ao seu alcance ferramentas para explorarem as aprendizagens, utilizando metodologias ativas e pedagogias inovadoras que recriem novos cenários de aprendizagem diferentes daqueles a que estávamos habituados e efetivamente, aumentem a motivação, empenho, espírito crítico e trabalho colaborativo dos nossos alunos. Tendo por base estas metodologias ativas, onde a sala de aula invertida e a gamificação são apenas alguns exemplos que podemos utilizar de modo a tornar as aprendizagens dos alunos muito mais efetivas na produção dos seus conhecimentos. Uma plataforma como o Google Classroom é uma ferramenta de trabalho digital que pode ser utilizada num ambiente online (síncrono e assíncrono, mas também no presencial) para criarem recursos educativos digitais que captem o foco dos alunos e o seu empenho no processo de ensino e aprendizagem.





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