Hoje trago-vos uma ferramenta de trabalho digital, o Nearpod (https://nearpod.com/). Esta ferramenta permite ao professor, tanto orientar no decurso de uma aula (síncrona ou assíncrona), como promover o trabalho autónomo do aluno de acordo com o seu tempo e espaço. Neste trabalho autónomo do aluno (assíncrono), o professor pode preparar uma aula Nearpod onde coloca os elementos e recursos multimédia em que apresenta os conceitos fundamentais de um determinado conteúdo. Os alunos assistem a esta aula fora da sala de aula e do período de aula (em casa ou noutro local em que tenham acesso à web) e numa aula síncrona (online ou presencial) posterior os alunos usam os conceitos apresentados na aula Nearpod para solucionar problemas, com a ajuda do professor e dos seus colegas. Esta aula síncrona transforma-se num ambiente realmente colaborativo, permitindo uma maior interação com o professor e também entre os alunos, favorecendo a compreensão dos conteúdos, o aprofundamento dos seus conhecimentos e a motivação dos estudantes no processo de aprendizagem.
O Nearpod permite que o professor crie a sua aula incorporando na mesma recursos de dois tipos: Conteúdos (onde aqui o professor pode incorporar os seus próprios recursos, como por exemplo apresentações em Google Slides, vídeos, PDF, URL de sites externos, VR Field Trip, PhET Simulation, ficheiros áudio, entre outros) e Atividades (como Quiz, Desenho, Encontra os Pares, Teste de Memória, Quadro Colaborativo, Questões de Resposta Aberta, Quiz com elementos de gamificação “Time To Climb”, entre outras).
O Nearpod é uma aplicação multiplataforma com versão gratuita, possuindo ainda uma versão Web, que permite ao professor tornar interativa a sua sala de aula através de aplicações móveis criadas e personalizadas para criar interação entre os alunos e o ambiente de aprendizagem. Permite uma total integração com as turmas criadas pelo professor na Google Classroom. Com o Nearpod pode criar-se apresentações multimédia – ou escolher apresentações já existentes na biblioteca da aplicação - e apresentá-las aos alunos de uma forma mais dinâmica do que o habitual, trazendo-os para dentro da apresentação e permitindo que eles interajam com ela, em tempo real.
O Nearpod funciona em 4 momentos:
I. Criar a aula multimédia associando os seus vários componentes (áudio, vídeo, imagem e atividades);
II. Partilhar o conteúdo - esta partilha é feita pelo professor, gerando um código a que os alunos terão acesso;
III. Deixar que os alunos interajam com o conteúdo, enviando respostas às questões apresentadas e interagindo através do seu dispositivo móvel ou computador;
IV. Medir a participação, verificar e avaliar as respostas.
Esta aplicação realiza tudo isto de uma forma fácil e simples que abre um mundo de possibilidades. Inclusivamente, oferece a possibilidade de cada aluno trabalhar ao seu ritmo e tempo. É possível, inclusive, dar um tempo limite para o aluno responder a cada questão ou realizar cada atividade, se o desejarmos.
Com o decorrer da aula, os alunos recebem a correção de forma automática, em tempo real, podendo avançar na apresentação ou, caso o necessitem, retroceder para verificarem novamente a informação e recursos disponibilizados de forma a interiorizarem essas informações e produzirem os seus conhecimentos. O professor no final da aula, recebe um relatório com as respostas e interações realizadas pelos alunos, onde é apresentada uma análise resumo de toda a aula e uma análise pormenorizada pelo desempenho de cada aluno e se o desejarem, pelo desempenho atividade a atividade e questão a questão. Ao ser disponibilizado este recurso para o ambiente em casa, onde os alunos se encontram nas suas zonas de conforto, logo sujeitos a mais distrações, proporcionamos aos alunos um maior foco, melhorando a sua concentração, motivação e empenho nas atividades propostas.
Este recurso fornece feedbacks imediatos para o professor e alunos, o que possibilita que seja ajustada a estratégia pedagógica com mais agilidade, rapidez e segurança e o acompanhamento em tempo real dos progressos dos alunos.
Não existem receitas perfeitas para o ensinar online (temos sempre presente o fator humano, com as suas particularidades e características que lhes são próprias), mas temos ao nosso alcance ferramentas, que podem ser utilizadas como mais um instrumento/recurso de ensino de forma a melhorarem e ajudarem nas nossas práticas letivas diárias.
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