sexta-feira, 16 de abril de 2021

Recuperar aprendizagens perdidas: parte 793 (irra que até chateia)

Os últimos dias têm sido profícuos em testemunhos de muitas pessoas com maior ou menor relevo, mas que com os seus soundbites vão deixando marca social sobre uma ideia, que depois de repetida várias vezes, começa a sentir-se verdadeira, mesmo sendo, totalmente, falsa. 

O que discutimos, hoje, é a possibilidade de se recuperarem as aprendizagens, como se de uma demanda em busca de algo perdido se tratasse. Assim, falar em recuperação de aprendizagens é falar na desvalorização de todo o trabalho realizado por alunos, professores e famílias, e repetirmos a mesma ideia pelo segundo ano letivo consecutivo, como se adicionando escolas de verão, iniciar a 1 de setembro, aumentando o tempo resultasse na qualidade do mesmo.

Precisamos saber melhor o funcionamento da Escola, para compreender que é de todo impossível concretizar uma ideia absurda destas, mas também é preciso conhecer o aluno, a criança e as suas especificidades cognitivas, físicas e comportamentais, que não estão ao alcance de todos, por isso, existem especialistas nestas áreas: os professores! Alguém lhes perguntou a opinião? Sabem-na? Pois, nesse dia, a tal recuperação das aprendizagens levava outro caminho ou seguia "o" caminho. 

Continuaremos a alertar para um desenho de Escola a longo termo, num acordo nacional educativo, que pense a “Escola” como um investimento e não um custo, auscultando em primeiro lugar os seus pedagogos (professores) para um desenvolvimento efetivo de Escola.

Lembrem-se que os alunos não perderam nada, todos ganharam, mas a lógica de se olhar para a aprendizagem como se de encher um balde se tratasse... esquecendo que os alunos aprenderam a levar esse balde com diferentes conteúdos, a transportá-lo por si, a serem autónomos no que podem fazer com ele, a perceber que nem todos precisam de um balde... os alunos não estiveram numa câmara frigorífica "congelados"... será que dá para perceber isso? Uma criança antes de chegar à "Escola" aprendeu a andar, a comer, a falar,... estamos sempre em processos de aprendizagem... quer dizer quase todos, pelos vistos!!!














Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais vistas