terça-feira, 28 de abril de 2020

A idade dos Professores portugueses

Estamos numa época em que a falta de professores já era uma realidade em muitas regiões do nosso país, e se analisarmos por áreas disciplinares, havia já vários professores a suprir necessidades.
Porém, em pleno final do Estado de Emergência e quando se repensa/decide/reflete ou usando o termo técnico, atira para a opinião pública, a reabertura dos 11.º e 12-º anos do Secundário, eis alguns dados do último relatório da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (2017/2018).


Distribuição dos docentes, por grupo etário, natureza do estabelecimento de ensino e nível de ensino:
Entre vários dados saliento o total de 64748 professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, mas com cerca de 50% destes com mais de 50 anos de idade (32740), isto no Ensino Público.
No caso da Educação de Infância, num total de 8192 educadores, são 6334 com mais de 50 anos (Ensino Público), mais de 75%.
Apenas 560 professores (somando todos os níveis de ensino) têm menos de 30 anos, no Ensino Público. É interessante ver este indicador no Ensino Privado.


Outra informação interessante é a idade média dos professores, por nível de ensino, na média dos 50 anos.


No mesmo relatório poderão ver detalhadamente por nível de ensino as idades dos professores / educadores em cada uma das NUTS - Regiões.
A Salientar deste conjunto de dados, que praticamente todos os grupos atingem os 50% de professores com mais de 50 anos em cada nível de ensino.
E se de repente com o fim do Estado de Emergência se inicia um "Professor em Estado calamIDADE"? Quais os riscos para a saúde destes professores? Como preparar o futuro da classe docente envelhecida com a ausência de novos professores com uma passagem de testemunho e de interação entre a experiência pedagógica e visões novas e não formatadas do sistema?







Ler o relatório completo em: https://www.dgeec.mec.pt/np4/98/

Ou descarregue aqui 

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Formação: Ser professor a 360º Ensine à distância já: Primeiras Dicas!


Ciclo de Webinares Escola Virtual
Esta iniciativa irá decorrer todas as quintas-feiras e tem por objetivo demonstrar que a experiência de aprendizagem significativa em e-learning implica mais do que a transposição das metodologias presenciais para o digital.
Encurtar @ distância todas as quintas-feiras!

Inscreva-se aqui


domingo, 26 de abril de 2020

Big Brother já começou no Zoom, Teams, Skype, Meet e eu não percebi!



Após as 459 reuniões, conferências, aulas, conversas, webinares, sessões de formação feitas por videoconferência cheguei a algumas conclusões que me deixam muito deprimido!
Sinto-me deprimido por não ter as estantes lotadas de livros do Pacheco Pereira ou do Nuno Rogeiro… ainda estou a aguardar um Chromakey para fazer o mesmo efeito e eventualmente colocar-me a fazer as vídeo chamadas dentro da Biblioteca Joanina, em Coimbra! Ah pois! Esta hipótese fica-me bem mais barata do que comprar todos os livros de papelão artificiais e a estante made in empresa sueca!
Olho para os vários escritórios que têm, muitas vezes, os livros espalhados pela mesa, pelo chão, dando aquela ideia de que se lê muito ou então, transparecendo a ideia de uma casa que não é arrumada desde o início da pandemia, mas que compreendo muito bem… parece não haver tempo para ler e para arrumar nada!
Verifico ainda que algumas salas têm mais quadros e molduras que o Louvre ou o Museu Rainha Sofia, cheias de pinturas comprados na mesma loja sueca. Porém, um deles, que se repete bastante, é o mais belo de todos, “O Menino da Lágrima” … também me dá para a depressão!
Noutras salas vejo várias fotos de casamentos dos anos 80, com o marido em calças à boca de sino e barba enorme, a esposa com vestido longo, nem sempre branco e com um daqueles penteados a lembras uma d’As Doce! Fico a pensar, porque é que o facebook não foi inventado nos anos 80… Era para não se poder publicar essas imagens!  E estão agora visíveis para o mundo… logo volto a deprimir-me!
Ainda nas salas, recaem as vistas nas televisões ligadas à CMTV, numa espécie de fake new para o nosso olhar, onde já foram mortos mais uns milhões de morcegos chineses, por serem eles os culpados de tudo isto! Ou ainda com os repórteres à porta da Casa Branca a oferecer sacos de Sabão Azul, porque o Rosa não é tão eficiente, e a aguardar a primeira injeção do Trump, na esperança que essa seja a solução para que a CMTV seja a primeira a anunciar a cura do COVID!
Chegamos às cozinhas, e estes casos são aqueles que foram expulsos dos escritórios, das salas e dos quartos, porque os miúdos já os escorraçaram de todo o lado… ou porque querem sossegadamente falar ao telefone, jogar FIFA2020 ou simplesmente fazer de conta que estão em videoconferência de uma aula muitíssimo interessante…
Percebemos então durante esta chamada, que ao olharmos cada uma das cozinhas até conseguimos cheirar o almoço do dia, com os pratos empilhados atrás, onde percebemos que a comida veio de fora… duma empresa que faz muita comida italiana, porque hambúrgueres à americana são perigosos, podem vir com detergente desinfetante!
Na cozinha para além de sabermos o que comeram, ficamos a saber que vivem com mais pessoas, com o cão, com o peixe e com o periquito. No meio da confusão daquela chamada já ninguém percebeu o que andou a comer… porque o cão tinha no prato um lindo robalo (ou seria o peixe do aquário?) com batatas cozidas por trincar, e salivava que nem um esfomeado. Por outro lado, os miúdos tinham a boca cheia de alpista… percebi que estava a falar com uma professora… está toda baralhada entre o dia e a noite!
Outros escolhem as varandas e os jardins para tentarem invejar todos os outros, muitas as vezes estando à chuva, mas a liberdade do ar puro é que não se desperdiça, mesmo estando as plantas mortas desde há muito tempo. Agora percebo porque são os das varandas e dos jardins a desligar as câmaras primeiro… ou estão com guarda-chuva ou aproveitam para andar a passear o cão e colher flores… fico tão deprimido, que dá vontade para que nunca pare de chover.
Outros escolhem locais muito esquisitos, ninguém percebe se é dentro de casa ou já foram enviados para morar na garagem, na cave ou no sótão… em isolamento matrimonial! Normalmente vêem-se muitas chaves inglesas, contudo sabemos que uma seria suficiente, se realmente fosse usada para alguma coisa!
Ficam a faltar três espaços que também são muito visíveis nestas conversas, os que estão nos quartos do casal, dos filhos e nas casas de banho. Ora, e em qualquer um deles é demasiada informação e não quero ser mal-interpretado… Mas cuidado com os brinquedos que mostram, porque sabemos logo que é o pai ou mãe que andam a brincar com a Barbie e o Action Man, pois os filhos estão muito ocupados na tele escola! Ou quando vemos apenas a camisola do pijama em cima da cama... mas o participante está de casaco vestido... o resto todos adivinhamos!
Bom… tirando a brincadeira e a ironia, proteja-se a si e aos seus na sua privacidade! O Mundo está a entrar na sua casa.

Aprender em Casa - Nacional, Açores e Madeira


Todas as aulas e recursos disponíveis dos Estudo em Casa

#EstudoEmCasa RTP Memória
https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/

Por anos de Escolaridade e disciplinas
https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade/1-e-2-anos/todos






Aprender em Casa RTP Açores

Com pré-escolar
https://www.rtp.pt/play/p7198/e468850/aprenderemcasa

Website
https://edu.azores.gov.pt/ensino_a_distancia/






Estudar com Autonomia RTP Madeira
https://www.rtp.pt/programa/tv/p38862

Com um excelente website de apoio
https://aia.madeira.gov.pt/

sábado, 25 de abril de 2020

As TIC e o Português 2.0

Este texto escrevi-o em 2013... quando estava a vasculhar o baú deparei-me com a sua, ainda, atualidade!



"O caminho a percorrer, no que concerne ao uso adequado das TIC na sala de aula, é ainda longo.
Verificamos que nas escolas existem hoje as primeiras gerações que cresceram com o comando à distância numa das mãos e o rato na outra.
Não podemos prever as modificações cognitivas que poderão surgir da passagem de uma cultura baseada na escrita para uma cultura multimédia apenas com a observação das diferenças notórias entre uma geração e a próxima, entre os nossos pais, nós, e os nossos filhos.
Deveríamos começar por ter em conta os sistemas de ensino e de educação e a forma como procedem ao processamento deste novo paradigma da sociedade e da comunidade educativa.
Em relação à velocidade de informação, a geração digital tem muita experiência em processar informação rapidamente, a quantidade de informação e de canais que se recebe é enorme, a seleção de uma relação corresponde a um impulso rápido que nem sempre é calculado e nem sempre implica uma reflexão posterior.
Os novos alunos têm um melhor processamento e uma atenção mais diversificada e é cada vez mais frequente realizar várias tarefas em simultâneo. Contudo, não significa que o façam bem, apenas significa que fazem muito, embora sem perfeição.
Se repararmos, o texto ilustrou a imagem durante muitos anos, a imagem e os gráficos utilizavam-se para acompanhar e ilustrar um texto. Neste momento, o papel do texto nos meios tecnológicos é elucidar sobre algo que primeiro foi experimentado como imagem. Um bom exemplo podem ser os smileys, essa série de caracteres que tentam expressar alguma emoção nos textos.
Também a ruptura na linearidade no acesso à informação por parte desta nova e denominada, geração digital é a primeira que experimentou um acesso não linear às fontes de aprendizagem. As TIC fizeram crescer nos mais jovens uma forma de organização da informação totalmente diferente à utilizada na escrita convencional. Os livros acabam por lhes ser tão estranhos como os hipertextos aos nossos pais.
A salientar também, o facto da conectividade da geração digital estar a crescer num mundo sincronizado. Por este motivo, esta nova geração tende a pensar de forma diferente quando enfrenta um problema – qualquer pessoa em qualquer lugar e em qualquer hora do mundo pode resolvê-lo, com uma única condição a priori, que é a de estar conectado com a Internet.
A ação constante que os alunos deste século têm, significa apenas que, raramente lêem um manual, o próprio software mostra como se utiliza.
Assim, podemos referir que a leitura é um processo que pode ser simples, se esta leitura for denotativa, mas que deve ser mais complexo, com uma leitura conotativa, pois implica muito mais com a interpretação de cada aluno, o que o torna parte central no processo de aprendizagem de um conteúdo.
Em suma, cada docente é e será, cada vez mais, responsável por orientar os seus alunos na interpretação de informação, nomeadamente, selecionando o nuclear do acessório e, sobretudo, tentando dar resposta a uma sociedade que anseia por uma escola digital, motivadora e integradora."

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Canvas para Google Chrome







Tem o Google Chrome e precisa de utilizar um quadro branco, tem aqui um excelente recurso.
Caso utilize o google meet para fazer videoconferências, poderá abrir o canvas para chrome e fazer a partilha dessa janela, de modo a poder usar um quadro branco de enorme qualidade com os seus alunos.

Fica a dica

https://canvas.apps.chrome/

Texto de Opinião: A cápsula do tempo de um professor a.C. (antes da Covid) e d.C. (durante a Covid)




Jornal Público
22 de abril 2020

Ler o artigo completo aqui: A cápsula do tempo de um professor a.C. (antes da Covid) e d.C. (durante a Covid)

https://www.publico.pt/2020/04/22/impar/opiniao/capsula-tempo-professor-ac-covid-dc-durante-covid-1913157

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Irritações


Há coisas muito irritantes... e não perceber o momento evolutivo é continuar a escrever o particípio passado... e tantos verbos


terça-feira, 21 de abril de 2020

Estudo Em Casa com bom senso

Sou um daqueles professores que está em casa em isolamento social... e nada tem para fazer (ironia multiplicada - nunca se sabe se levam algumas palavras à letra).

Bom, a verdade é que não é conveniente sair para ir às compras e preciso muito de comprar... já tentei mandar vir pela internet, mas aí é que está um caos e uma fila de espera enorme para comprar... 

Conclusão, caso possam dispensar um "raminho de senso" ou seja "bom senso e lucidez" para que eu possa partilhar junto daqueles que criticam efusivamente todos os professores do #EstudoEmCasa... e que não estão a deixar ver ou ter audiência nos programas da manhã...

Quem tem alguma experiência desta coisa de Televisão e Vídeos, sabe que apenas uns míseros 10 minutos de vídeo, podem levar a uma gravação que dura a manhã inteira. Mas estes professores fazem quase tudo como se estivessem em direto, sem tempo de repetições...  em momentos consecutivos, onde a paragem não é uma solução, ou não estivessem outros professores à espera pela sua vez. A somar a tudo isso, tº-em de lidar com tensão, com a pressão e o silêncio de não ouvir feedback do lado de lá do ecrã... como estar numa sala vazia ou pior, numa sala cheia de estranhos de microfones e maquilhagem em riste...

Sim, estes professores mostram nervosismo, mostram alguns lapsos de discurso ou conteúdo, mas quem de nós professores não os comete? Quem não erra? Pois, mas errar para 20 ou 30 alunos, dentro de uma sala da qual não se abre a porta, torna-se muito diferente desta exposição mediática para um país, que não é só de gente da e com Educação. mas muitos vezes parece ser um país de gente que parece estar a ver um concurso de TV apresentado pelo Malato, enquanto diz que a pergunta é tão fácil, enquanto dá uns palpites de poltrona, enquanto diz umas coisas do lado de cá... 

Porém, quando lá está no frente a frente com o Palmeirim, diz que é difícil, todas as perguntas são difíceis de responder... pois estes professores mostram uma coragem enorme por estarem ali, num estúdio, a fazer o que muitos outros não fazem, e estes professores nem têm grandes possibilidades de repetir, por isso, respeito!
Ah! E quanto aos materiais apresentados ou disponibilizados online, onde constam os nomes das escolas e dos professores... porque não? Não existe o direito à propriedade inteletual? Sei que se torna difícil apagar e apropriar desse material, mas ético era referir que esses colegas produzem e partilham (se a roda já foi inventada, custa referenciar o autor?), sem rodeios ou pudor e se todos fizessem da mesma forma...
Ser professor é uma profissão de conhecimento, mas também de relação bidirecional, relação com emoção, troca de discursos que ajudam na operacionalização da ação educativa... por isso... que haja bom senso e lucidez a todos os atores ou atrizes de Hollywood, que se encontram em cada café de sala de estar, de Portugal.

Bebam a mini e não se engasguem com os tremoços, certo Quintinos? Era de aproveitar algumas das aulas... (não digo só as crianças)!

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

IGUALDADE vs EQUIDADE


Existe uma grande confusão no sistema educativo, quando muitos referem que os alunos precisam todos de igualdade... o que querem, certamente, dizer é que os alunos precisam de equidade entre si...
Será que todos os alunos precisam de um computador? Se todos os alunos o tiverem poderão ter igualdade... mas se não tiverem um professor que estimule e desafie com atividades que necessitem essa utilização... e outros alunos tiverem esse tipo de professor... existirá equidade?

Pois... os alunos para chegarem a determinado fim e adquirirem determinadas competências precisam de estímulos e atividades diferentes, porque estão também eles, em pontos do seu progresso de aprendizagem, bem diferentes! 


domingo, 19 de abril de 2020

Ser um Professor Youtuber ou um craque na criação de uma APP

Vamos (continuar a) inovar Online!

Ser um Professor Youtuber ou um craque na criação de uma APP

YOUTUBER PROF 1.ª Turma a iniciar a 21, 22 e 23 abril - 17:30/19:30 (ESGOTADA)

YOUTUBER PROF  2.ª Turma a iniciar a 28, 29 e 30 abril - 17:30/19:30 (Aceita inscrições)

APPS STARTER 1.ª Turma a iniciar 5, 6 e 7 maio - - 17:30/19:30 (Aceita inscrições)




Curso de curta duração para aprender de forma rápida as melhores práticas de edição de Video!

Conteúdos:
  1. Como Criar um Canal desde a Ideia.
  2. Pré-Produção, Produção e Pós-Produção de Vídeos.
  3. Publicação de Vídeos e Ferramentas Especiais do YouTube.
  4. Técnicas de Gravação e Edição de Vídeo.
  5. Criação de Introduções Animadas.
  6. Gravação de Ecrã do Computador
Valor: 40€

Informação detalhada e inscrição AQUI
https://forms.gle/ULRHeEVXBusGcEbo6

Poderá também iniciar-se no mundo da Programação, através da Plataforma MIT APP INVENTOR, num curso igualmente de curta duração APP STARTER

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Programação ZIG ZAG

A RTP2 com a nova Programação do ZIG ZAG tem excelentes programas para várias idades, que poderão ver na televisão nacional ou acompanhar mais tarde nos canais online em https://media.rtp.pt/zigzag/programas

Poderão ainda usufruir dos vídeos lançados no Canal do Youtube ZIG ZAG ou audios na Rádio ZIG ZAG com recursos muitíssimo interessantes para explorar sobre as mais diversas áreas do saber.

Séries como Era uma vez a vida, Um minuto de ciência, Hora do Conto, Curiosidades e desafios, Lengalengas, Biografias,...

A programação é excelente para usarem um modelo de aprendizagem invertida. Por exemplo entregar previamente à aula, um pequeno vídeo sobre o tema que irão explorar ou usar esse pequeno vídeo para contextualizar sobre as tarefas que irão realizar.

Fica aqui a programação e os links para os diversos programas relacionados com as diversas áreas que estive a compilar:

Ciências
https://supertabi2020.blogspot.com/search/label/Ci%C3%AAncias

Educação Especial
https://supertabi2020.blogspot.com/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Especial

Expressão Física
https://supertabi2020.blogspot.com/search/label/Exp.%20F%C3%ADsica

Expressão Musical
https://supertabi2020.blogspot.com/search/label/Exp.%20Musical

Geografia
https://supertabi2020.blogspot.com/search/label/Geografia

História
https://supertabi2020.blogspot.com/search/label/Hist%C3%B3ria

Português
https://supertabi2020.blogspot.com/search/label/Portugu%C3%AAs





Vídeos Hora do Conto ZIG ZAG

Alguns vídeos com contos infantis

Veja mais aqui

Vídeos infantis Biografias

Pequenos vídeos para crianças sobre algumas biografias

Veja mais aqui

Vídeos de História e Invenções

Vídeos infantis sobre história e invenções

Veja mais aqui

Mitos e Lendas para a Infância

Canal de youtube com pequenos vídeos e clipes com mitos e lendas para crianças

Veja mais aqui

Canal Youtube Curiosidades e Desafios Infância

Vídeos com curiosidades para a infância

Veja mais aqui



Canal Youtube Geografia ZIG ZAG

Vídeos infantil sobre o tema de Geografia

Veja mais aqui

Canal Youtube ZIG ZAG Ciências

Vídeos do youtube sobre Ciências

Veja mais aqui

Canal Youtube ZIG ZAG Português

Canal do Youtube de Português - ZIG ZAG

Veja mais aqui

UM MINUTO DE CIÊNCIA POR DIA NÃO SABES O BEM QUE TE FAZIA


A rádio ZIG ZAG e a Ciência VIVA / Pavilhão do Conhecimento partilham um minuto com uma questão desafiadora

Clique em http://www.rtp.pt/play/zigzag/p2739/e459276/1-minuto-de-ciencia-por-dia-nao-sabes-o-bem-que-te-fazia

LENGALONGAS ZIG ZAG


Excelentes vídeos com lengalengas para crianças.

Clique e veja em ZIG ZAG

IOGA PARA CRIANÇAS


Um gato guru travesso, curioso, flexível e indiferente será o nosso instrutor de exercícios de ioga. Não só explicará como se executam as diferentes posições e seus benefícios, como também será quem dirige as nossas vacas e três crianças num espaço muito limpo durante a prática de ioga, criando um movimento fluído, onde uma pose segue a outra, numa bela e pacificadora coreografia.
A série é um manual simples e divertido com o qual as crianças desfrutarão o mundo mágico do ioga, ao mesmo tempo que exercitam o seu corpo e estimulam a concentração, a memória e a criatividade.

Clique

ERA UMA VEZ A VIDA...


Uma viagem fantástica que te vai dar a conhecer como funciona o nosso corpo, com todos os detalhes e de uma forma bem divertida!
ZIG ZAG

Clique https://www.rtp.pt/play/zigzag/p7108/era-uma-vez-a-vida

CONTA UM CONTO ZIG ZAG

Histórias de autores de literatura infantil contadas e representadas também em linguagem gestual

Clique em
http://www.rtp.pt/play/zigzag/p5181/e381373/conta-um-conto

AS PERGUNTAS DA MILY ZIG ZAG

Mily é uma menina de 9 anos de idade que tem muita curiosidade sobre o mundo em seu redor. Juntamente com a sua família e os seus amigos, Maceo e Juliette, e acompanhada por Pop, o seu cão, ela inicia as suas investigações para encontrar respostas de que precisa.

Na RTP 2 ou em ZIG ZAG

Clique

Pordata Kids

Porque não começar o dia e a sua aula com um desafio... lance desafios, lance a curiosidade, estimule a pesquisa,... sempre com dados fidedignos.

Clique em www.pordatakids.pt e aceda a todos os dados e conteúdos

Clique em www.pordatakids.pt/Escolas e obtenha recursos para Estudo do Meio, Matemática e História e Geografia - 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Clique em www.pordatakids.pt/Jogos e utilize jogos didáticos sobre estes temas



Por exemplo:
Quantos alunos estão no ensino básico?
Poderá trabalhar a Matemática, o Português, a Geografia, a História, entre tantas áreas do saber... usando o PORDATA KIDS...


quinta-feira, 16 de abril de 2020

Quer ser professor youtuber? Aprenda hoje!

Vamos (continuar a) inovar Online!

Quer ser um Professor Youtuber?


Mais do que nunca, hoje a tecnologia está a alterar a forma como comunicamos.
Neste curso de curta duração, irá aprender de forma rápida e divertida as melhores práticas de edição de Video!

Conteúdos:

  1. Como Criar um Canal desde a Ideia.
  2. Pré-Produção, Produção e Pós-Produção de Vídeos.
  3. Publicação de Vídeos e Ferramentas Especiais do YouTube.
  4. Técnicas de Gravação e Edição de Vídeo.
  5. Criação de Introduções Animadas.
  6. Gravação de Ecran do Computador

Duração do Curso: 6 horas
Frequência: 3 dias
Duração da Aula: 2 horas por dia
Valor: 40€

Informação detalhada e inscrição AQUI
https://forms.gle/ULRHeEVXBusGcEbo6

Poderá também iniciar-se no mundo da Programação, através da Plataforma MIT APP INVENTOR, num curso igualmente de curta duração.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Formação ActivInspire


Youtuber: to be or not to be

Uma vez surgiu uma nova profissão. Esta foi denominada de youtuber!
Os youtubers de maior sucesso são alunos de tantas e tantas escolas desse país. Muitos deles foram (será que ainda são?) criticados perante tal forma de comunicar, perante tal conteúdo comunicado... mas na verdade, sem considerar o conteúdo e apenas a forma, chegam a milhões de utilizadores, que os seguem em absurdos, porque a forma como interagem com a câmara web, como trabalham o que querem comunicar, se torna muita dinâmica e atrai a atenção... Imaginem só se tivessem mais MathGurl...

Ironia das ironias... são muitos os professores que a partir de amanhã serão confrontados perante os dilemas das aulas, muitos a reconhecer as videoconferências como formas privilegiadas e eficientes para comunicar com os alunos... Será que terão assim tantos seguidores? Há algo a aprender com esses alunos... para quem já me ouviu noutros contextos vai reconhecer esta imagem!

Hoje, quais são os mais ouvidos, lidos, vistos? Quais conseguem ter mais seguidores?
Será que o problema é o conteúdo? Ou será a forma como é e poderia ser apresentado o mesmo?
Será um problema do online? Já não era um problema no presencial?


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Nova Grelha da TV Portuguesa

Percebemos que este é um ano atípico, quando o anúncio da nova grelha televisiva do ano, não foi feito em setembro de 2019, como sempre, e está a ser anunciado em abril de 2020!
Ficamos a saber que a nova grelha da RTP ficará na "Memória" e vai contar com bastantes séries, novelas, concursos e informação.

Desde logo o programa "Português" apresentado pelo ator Diogo Infante, que em vários momentos semanais ilustrará os pontapés na gramática, com participações especiais de alguns futebolistas de renome do futebol Português.

O concurso "Matemática" apresentado por Vasco Palmeirim, em que os participantes fazem contas à vida, somando e subtraindo Jokers, para tentar chegar ao prémio final e ter a possibilidade de transitar de ano.

A série "História" com reposições de José Hermano Saraiva, e que conta a forma como era vivida a telescola em 1960, romanceando os vários factos históricos e adicionando outros tantos para nos conectar aos próximos episódios... a não perder.

A novela "Hora da leitura" que conta a história de duas irmãs do mesmo Ministério, mas que são separadas à nascença de um ano escolar. Com a atriz Sofia Alves no papel principal, uma das irmãs vive numa vivenda, na cidade junto à capital, com acesso à internet, recursos informáticos e com pais adotivos que são professores. A outra irmã, vive numa aldeia que não tem acesso à internet e qualquer computador ou telefone, mas que adora ver televisão junto com os seus 4 supostos irmãos, numa família em que o pai e a mãe trabalham na padaria e talho da aldeia. Uma novela dramática a ver até ao fim.

O programa de informação "Francês" vs "Espanhol" apresentado pela jornalista Fátima Campos Ferreira, que semanalmente coloca frente a frente algumas realidades do dia a dia curricular... quem será contra e quem será a favor?

Antes de almoço contaremos com a "Oficina de Escrita", que é uma recuperação apresentada pelo cozinheiro Hernâni Ermida, que ilustra os bons ingredientes para um prato tradicional de escrita criativa e até algumas ideias de como misturar programas e dar-lhe alguma criatividade interdisciplinar.

A série de "Ciências Naturais e Físico-Química" também é uma adaptação e é inspirada numa outra dos anos 90, denominada de Macgyver. Também esta vai tentar ilustrar com truques de ação e suspense. Apenas para ver à tarde, para que em casa os mais novos não corram perigo, enquanto os pais estão a tele-trabalhar.

Outra série há muito esperada, "Geografia e Cidadania", com os atores Rui Mendes, António Assunção, Paula Mora, Canto e Castro e Guilherme Filipe, que num fantástico e descapotável Citroën 2 cv vermelho dão a volta a Lisboa, e nos mais diversos locais da capital, ajudam na solução de problemas de conexão, mostrando Lisboa ao Mundo e como ser bonzinho!

No programa de entretenimento "Português Língua Não Materna", Jorge Gabriel e Sónia Araújo convidam várias pessoas provenientes da Ucrânia, Roménia, China, entre outros, para falarem um pouco da sua experiência de como viver miseravelmente com a falta de acessos ao mercado de trabalho, por não saberem falar corretamente português.

Ainda tempo para um novo programa, o concurso "Educação Física" apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, no qual vários alunos correm maratonas de estudo autónomo na tentativa de impressionar o júri nacional de exames para aceder ao Ensino Superior 2021, que ao que se sabe foi adiado para o próximo ano, no Japão.

Esperamos agora pela resposta dos outros canais da concorrência, nomeadamente, ZOOM, Google Meet, Microsoft Teams e Skype, para nos surpreenderem com novas propostas inovadoras. Apesar de tudo ficou a faltar algum programa de humor e comédia! Pena!

Programação completa aqui






Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Mais um dia... de diretrizes!

Algumas visões sobre Educação... ou será mais a falta delas?
Uma diretriz é sempre uma diretriz e o inverso é igual... afinal estamos em Estado de Emergência (sim, também nas escolas) e algumas liberdades foram, momentaneamente, retiradas...
Momentaneamente, mas há quantos anos?

terça-feira, 7 de abril de 2020

Matemática Divertida com a MathGurl

Sabem o que são Youtubers?
Pois, nesta altura seriam excelentes professores! E se cada professor se pudesse expressar, a si e aos conteúdos de uma forma muito mais interessante?
Na verdade existe um canal no youtube, o canal da Inês Guimarães, embora já não esteja a publicar, mas deixou-nos vídeos muito interessantes e divertidos sobre a forma de abordar a aprendizagem da matemática e os seus conceitos mais complexos, numa comunicação dinâmica, divertida e envolvente!
Nesta fase (como já o era no presencial) têm uma boa oportunidade de usarem como estímulos e abordagens invertidas prévias a uma sessão, em que poderão trabalhar um determinado tema/conceito usado no vídeo da MathGurl.
Já que estamos a trabalhar percentagens e gráficos diários, nesta fase do Covid-19... que tal começarem por ver este vídeo... como exemplo!
Fica o desafio, seja professor... Youtuber...



Clique neste link para aceder ao canal MathGurl

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Dicas e Truques Segurança Online

Imagine o seguinte cenário (realço a palavra Cenário):

Saiu à rua, num lindo dia de sol, neste mês de abril (ainda está em fase de isolamento social... fique em casa, por favor... isto é apenas um cenário hipotético).
Entretanto, vai no passeio, não levou o cão a passear, vai só e apenas a apreciar o que de bonito tem a rua... as árvores, o som dos pássaros, o brilho dos raios de sol a tocar na sua face (sim, não imaginei a cidade... é no campo).
Nesse instante, entre o som de um canário, para alguém à sua frente, que não conhece, e lhe pergunta as horas e lhe dá os bons dias! Na realidade pensa, que pessoa simpática e como tem estado em isolamento... é natural a necessidade de lhe falar! Porém, além das horas, essa mesma pessoa pergunta-lhe como se chama, onde mora, com quem mora, quem são os seus amigos, se lhe pode fornecer os seus contactos, quais os lugares preferidos que costuma frequentar, que carro tem, que livros lê, o seu número de cartão de cidadão, o seu telefone, quanto recebe,... ah e agora?
Pois fica na dúvida se a pessoa que encontrou é da Polícia Judiciária, ASAE, Finanças, Segurança Social, algum Ministro,... ou apenas alguém que cumpriu a quarentena todo este tempo e, claro, teve mesmo pouco ou nenhum contacto social.
Desengane-se, se tivesse qualquer um destes contactos, fidedignos ou não, questionava-se e não lhe respondia, e para mais, tentaria fugir dessa mesma pessoa!

Fica a questão, porque é que online também não o faz com os desconhecidos?
Porque é que online se torna mais crente em que está do outro lado a perguntar as horas (quando essa pessoas também tem um relógio no próprio PC)?
Tenha bom senso na partilha da sua privacidade e suspeite de pessoas ou instituições, se tem cuidado e se protege na rua, porque não o faz virtualmente?







Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

domingo, 5 de abril de 2020

As canções da Maria

As canções da Maria de Vasconcelos... a História de Portugal cantada e em multimédia!

D. Afonso Henriques


D. Dinis


D. Manuel I


D. Pedro e D. Inês de Castro


Rainha Santa Isabel - Milagre das Rosas




A Tele-Escola do Luís Pedro

A excelente presença e interação do professor e músico Luís Pedro Madeira.
Com um conjunto de vídeo-aulas... disponíveis online no seu canal de youtube.
Aqui ficam alguns exemplos:





sábado, 4 de abril de 2020

Escola Virtual - Roteiro de Implementação

Escola Virtual



Clique em Roteiro de Implementação

Guia de Apoio a Professores

Guia de Apoio a Pais e Alunos

Com esta plataforma, tem acesso à maior base de dados de recursos educativos multimédia
interativos de cariz curricular existente em língua portuguesa e de acordo com os currículos
nacionais em vigor, composta por:

• Vídeos tutoriais (que recriam, por exemplo, experiências científicas ou explicam
pormenorizadamente fenómenos biológicos complexos e exercícios de exame
resolvidos passo a passo com a respetiva explicação);
• Vídeos interativos: com atividades que convidam ao questionamento do que está a
ser visualizado;
• Animações;
• Simulações;
• Jogos;
• Quizzes;
• Infografias;
• Ilustrações 3D;
• Resumos;
• Exercícios orientados;
• Dicionários;
• 600 projetos de manuais escolares, incluindo os respetivos cadernos de atividades e
todos os materiais de suporte criados pelas respetivas equipas de autores.

Potencialidades:
• Criar turmas/grupos de alunos à medida das necessidades, temporais ou permanentes;
• Criar e atribuir testes, tal como propostos pela base de recursos da plataforma ou alterados
conforme o professor entender adequado;
• Criar e partilhar sequências de aprendizagem com os alunos, usando vídeos, animações,
simulações e outros recursos da plataforma e/ou fazendo o upload dos seus próprios
materiais, de referências para páginas externas à plataforma (links), etc.;
• Proporcionar um feedback imediato aos seus alunos, sem necessidade de consumir tempo na correção das atividades propostas, e com a certeza de que todas estas informações ficarão registadas no perfil do aluno e consultáveis pelo professor; 
• Aceder a jogos educativos de perfil curricular; 
• Criar DACs, aplicando desta forma um dos instrumentos mais úteis no domínio da Gestão Flexível do Currículo; 
• Ter acesso a conteúdos de caráter local, com contextualização das matérias em função dos referenciais históricos, geográficos e culturais da comunidade onde a escola se insere; 
• Partilhar documentos editáveis e não-editáveis com os seus alunos, para consulta; 
• Monitorizar a evolução das aprendizagens dos alunos, com a visão global da turma, por objetivo, por tema da matéria, ou analisar em pormenor o que cada aluno manifestou ser capaz de fazer e onde revelou mais dificuldades;
• Aceder a manuais digitais, com centenas de recursos educativos em contexto, para uma exploração mais articulada e intuitiva, online e offline (via app para Android, iOS e Windows).

Artigo de Opinião: Vai já estudar para o computador!


Jornal Público
3 de abril 2020

Ler o artigo completo aqui: Vai já estudar para o computador!
https://www.publico.pt/2020/04/03/impar/opiniao/vai-ja-estudar-computador-1910442

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Perspetivas sobre Educação a Distância - E@D

Encontram-se dois professores aprisionados ao sistema educativo...
A dada altura, além de presos ao Sistema Educativo, ficam também presos em casa, em isolamento social. E é nessa altura que são confrontados perante o seguinte problema:

O 3.º Período terá que ser encarado numa modalidade de Ensino a Distância...
Os 2 professores podem encarar o desafio em duas perspetivas... será que também aprisionam a capacidade de criar, de ser e de estar?

NOTA: Está em causa uma transição para um ensino misto, um ensino que de futuro será mais em Blended Learning, não? A pensar... quer queiram quer não...


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Dia Internacional do Livro Infantil


Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.

Dia do Livro Infantil em Portugal
Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente, que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY.

Propomos o Canal Zig Zag da RTP2, com vários autores e ilustradores de literatura infantil a colaborar nesta iniciativa...

No Conto para hoje:

Cristina Taquelim - Tranglomanglo
27 Nov, 2019

Clique para aceder CONTADORES DE HISTÓRIAS ZIG ZAG RTP


Cenários de inovação pedagógica/andragógica com utilização de dispositivos móveis na aprendizagem

Cenários de inovação pedagógica/andragógica com utilização de dispositivos móveis na aprendizagem.
Esta sessão online já tem 3 anos... através do Portal Forma-te.
Muito se alterou desde então, não tanto no contexto educativo, mais em algumas das visões e operacionalização de alguns contextos, mas fica a partilha... num discurso que pode articular-se com algumas situações atuais...

Transmitido em direto a 30/11/2017




Mais vistas