terça-feira, 21 de abril de 2020

Estudo Em Casa com bom senso

Sou um daqueles professores que está em casa em isolamento social... e nada tem para fazer (ironia multiplicada - nunca se sabe se levam algumas palavras à letra).

Bom, a verdade é que não é conveniente sair para ir às compras e preciso muito de comprar... já tentei mandar vir pela internet, mas aí é que está um caos e uma fila de espera enorme para comprar... 

Conclusão, caso possam dispensar um "raminho de senso" ou seja "bom senso e lucidez" para que eu possa partilhar junto daqueles que criticam efusivamente todos os professores do #EstudoEmCasa... e que não estão a deixar ver ou ter audiência nos programas da manhã...

Quem tem alguma experiência desta coisa de Televisão e Vídeos, sabe que apenas uns míseros 10 minutos de vídeo, podem levar a uma gravação que dura a manhã inteira. Mas estes professores fazem quase tudo como se estivessem em direto, sem tempo de repetições...  em momentos consecutivos, onde a paragem não é uma solução, ou não estivessem outros professores à espera pela sua vez. A somar a tudo isso, tº-em de lidar com tensão, com a pressão e o silêncio de não ouvir feedback do lado de lá do ecrã... como estar numa sala vazia ou pior, numa sala cheia de estranhos de microfones e maquilhagem em riste...

Sim, estes professores mostram nervosismo, mostram alguns lapsos de discurso ou conteúdo, mas quem de nós professores não os comete? Quem não erra? Pois, mas errar para 20 ou 30 alunos, dentro de uma sala da qual não se abre a porta, torna-se muito diferente desta exposição mediática para um país, que não é só de gente da e com Educação. mas muitos vezes parece ser um país de gente que parece estar a ver um concurso de TV apresentado pelo Malato, enquanto diz que a pergunta é tão fácil, enquanto dá uns palpites de poltrona, enquanto diz umas coisas do lado de cá... 

Porém, quando lá está no frente a frente com o Palmeirim, diz que é difícil, todas as perguntas são difíceis de responder... pois estes professores mostram uma coragem enorme por estarem ali, num estúdio, a fazer o que muitos outros não fazem, e estes professores nem têm grandes possibilidades de repetir, por isso, respeito!
Ah! E quanto aos materiais apresentados ou disponibilizados online, onde constam os nomes das escolas e dos professores... porque não? Não existe o direito à propriedade inteletual? Sei que se torna difícil apagar e apropriar desse material, mas ético era referir que esses colegas produzem e partilham (se a roda já foi inventada, custa referenciar o autor?), sem rodeios ou pudor e se todos fizessem da mesma forma...
Ser professor é uma profissão de conhecimento, mas também de relação bidirecional, relação com emoção, troca de discursos que ajudam na operacionalização da ação educativa... por isso... que haja bom senso e lucidez a todos os atores ou atrizes de Hollywood, que se encontram em cada café de sala de estar, de Portugal.

Bebam a mini e não se engasguem com os tremoços, certo Quintinos? Era de aproveitar algumas das aulas... (não digo só as crianças)!

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

4 comentários:

  1. Uma reflexão e um tributo aos professores!
    Agora a mais ao detalhe!

    https://www.publico.pt/2020/04/22/impar/opiniao/capsula-tempo-professor-ac-covid-dc-durante-covid-1913157

    ResponderEliminar
  2. Bem visto!É muito fácil falar e apontar as falhas dos outros.

    ResponderEliminar
  3. Sim, na realidade nada é perfeito. Mas precisamos valorizar o esforço e a dedicação destes e todos os professores, que com maior ou menor dificuldade estão a tentar fazer o seu melhor!

    https://www.publico.pt/2020/04/22/impar/opiniao/capsula-tempo-professor-ac-covid-dc-durante-covid-1913157

    ResponderEliminar

Mais vistas