sexta-feira, 10 de abril de 2020

Nova Grelha da TV Portuguesa

Percebemos que este é um ano atípico, quando o anúncio da nova grelha televisiva do ano, não foi feito em setembro de 2019, como sempre, e está a ser anunciado em abril de 2020!
Ficamos a saber que a nova grelha da RTP ficará na "Memória" e vai contar com bastantes séries, novelas, concursos e informação.

Desde logo o programa "Português" apresentado pelo ator Diogo Infante, que em vários momentos semanais ilustrará os pontapés na gramática, com participações especiais de alguns futebolistas de renome do futebol Português.

O concurso "Matemática" apresentado por Vasco Palmeirim, em que os participantes fazem contas à vida, somando e subtraindo Jokers, para tentar chegar ao prémio final e ter a possibilidade de transitar de ano.

A série "História" com reposições de José Hermano Saraiva, e que conta a forma como era vivida a telescola em 1960, romanceando os vários factos históricos e adicionando outros tantos para nos conectar aos próximos episódios... a não perder.

A novela "Hora da leitura" que conta a história de duas irmãs do mesmo Ministério, mas que são separadas à nascença de um ano escolar. Com a atriz Sofia Alves no papel principal, uma das irmãs vive numa vivenda, na cidade junto à capital, com acesso à internet, recursos informáticos e com pais adotivos que são professores. A outra irmã, vive numa aldeia que não tem acesso à internet e qualquer computador ou telefone, mas que adora ver televisão junto com os seus 4 supostos irmãos, numa família em que o pai e a mãe trabalham na padaria e talho da aldeia. Uma novela dramática a ver até ao fim.

O programa de informação "Francês" vs "Espanhol" apresentado pela jornalista Fátima Campos Ferreira, que semanalmente coloca frente a frente algumas realidades do dia a dia curricular... quem será contra e quem será a favor?

Antes de almoço contaremos com a "Oficina de Escrita", que é uma recuperação apresentada pelo cozinheiro Hernâni Ermida, que ilustra os bons ingredientes para um prato tradicional de escrita criativa e até algumas ideias de como misturar programas e dar-lhe alguma criatividade interdisciplinar.

A série de "Ciências Naturais e Físico-Química" também é uma adaptação e é inspirada numa outra dos anos 90, denominada de Macgyver. Também esta vai tentar ilustrar com truques de ação e suspense. Apenas para ver à tarde, para que em casa os mais novos não corram perigo, enquanto os pais estão a tele-trabalhar.

Outra série há muito esperada, "Geografia e Cidadania", com os atores Rui Mendes, António Assunção, Paula Mora, Canto e Castro e Guilherme Filipe, que num fantástico e descapotável Citroën 2 cv vermelho dão a volta a Lisboa, e nos mais diversos locais da capital, ajudam na solução de problemas de conexão, mostrando Lisboa ao Mundo e como ser bonzinho!

No programa de entretenimento "Português Língua Não Materna", Jorge Gabriel e Sónia Araújo convidam várias pessoas provenientes da Ucrânia, Roménia, China, entre outros, para falarem um pouco da sua experiência de como viver miseravelmente com a falta de acessos ao mercado de trabalho, por não saberem falar corretamente português.

Ainda tempo para um novo programa, o concurso "Educação Física" apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, no qual vários alunos correm maratonas de estudo autónomo na tentativa de impressionar o júri nacional de exames para aceder ao Ensino Superior 2021, que ao que se sabe foi adiado para o próximo ano, no Japão.

Esperamos agora pela resposta dos outros canais da concorrência, nomeadamente, ZOOM, Google Meet, Microsoft Teams e Skype, para nos surpreenderem com novas propostas inovadoras. Apesar de tudo ficou a faltar algum programa de humor e comédia! Pena!

Programação completa aqui






Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

2 comentários:

  1. Bom dia,
    também sou professora e vejo esta uma oportunidade unica para mostrarmos o que realmente valemos. Ninguém vai fazer melhor do que nós estámos a fazer. É altura de nos reenventarmos como tantas outras profissões, é altura de parar de ser pior que os miudos mimados, estámos sempre com lamentações. VAMOS mudar, está nas nossas mãos fazer da nossa profissão uma coisa melhor. A sociedade está toda alterada, não fomos só nós a mudar todos tiveram que alterar rotinas.
    O estado está a dar uma ajuda não a resolver por nós, vamos trabalhar meus amigos, vamos tirar o nome dos professores da lama, estámos sempre com lamentações e quanto menos trabalho melhor.
    Com a mais estimada consideração me despeço, votos de muita saúde e trabalho com alegria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Este é um momento que o "Ser Professor" pode sair reforçado com o valor que profissão tem! Mas por outro lado, poderá pela sua exposição em demasia, todas as asneiras cometidas ganharem uma dimensão incontornável.

      "um primeiro trilhar de caminho, de percurso, no qual todos estes profissionais de educação estão de parabéns por, sem medo, o estarem a percorrer, sem luz, descalços e a pé!"

      in Jornal Público "Vai já estudar para o computador!", 3 abril 2020

      Eliminar

Mais vistas